Escolha uma Página

Acidente Vascular Cerebral

10 set 2018
Acidente Vascular Cerebral

O que é
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) – conhecido popularmente como “derrame cerebral”.
Tipos
Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI) e Acidente Vascular Hemorrágico (AVCH).
Causas
O Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI), o mais comum, é causado pela falta de sangue em determinada área do cérebro, decorrente da obstrução de uma artéria.
O Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH) é causado por sangramento devido ao rompimento de um vaso sanguíneo.
Nos dois tipos de AVC uma vez que o sangue, contendo nutrientes e oxigênio, não chega a determinadas áreas do cérebro, ocorre a perda das funções dos neurônios, causando os sinais e sintomas que dependerão da região do cérebro envolvida. O AVC atinge pessoas de todas as idades, sendo raro na infância. Deve ser considerado como um ataque cerebral, pois é a causa mais frequente de morte e incapacidades na população adulta brasileira.
Existe outra condição chamada “Ataque Isquêmico Transitório” (AIT ou TIA, do Inglês) que consiste na interrupção temporária do fluxo sanguíneo, causando sinais e sintomas iguais ao AVC que, porém revertem-se espontaneamente em um curto período de tempo. O ataque isquêmico transitório deve ser encarado como um aviso de que algo está errado. Sua causa precisa ser descoberta e tratada, antes que o AVC ocorra.
Principais sintomas
Os sinais e sintomas do AVC se iniciam de forma súbita e podem ser únicos ou combinados, de acordo com a lista abaixo:
Enfraquecimento, adormecimento ou paralisação da face, braço ou perna de um lado do corpo.
Alteração de visão: turvação ou perda da visão, especialmente de um olho; episódio de visão dupla; sensação de “sombra” sobre a linha da visão.
Dificuldade para falar ou entender o que os outros estão falando, mesmo que sejam as frases mais simples.
Tontura sem causa definida, desequilíbrio, falta de coordenação no andar ou queda súbita, geralmente acompanhada pelos sintomas acima descritos.
Dores de cabeça fortes e persistentes.
Dificuldade para engolir.
O que fazer diante da suspeita de AVC?
A identificação rápida dos sintomas é muito importante para o diagnóstico e o tratamento adequado, além de redução de incapacidades. Dirija-se imediatamente a um serviço hospitalar especializado. Não perca tempo! Cada minuto é importante, pois quanto mais tempo entre o surgimento dos sintomas e o início do tratamento adequado maior a lesão no cérebro.
Tratamento / Prevenção e Incidência
Vide o Guia de tratamento para:
​AVCI
AVCH​

Fonte: Site Hospital Albert Einstein

 

Outras postagens

Apneia Obstrutiva do Sono

Apneia Obstrutiva do Sono

O que é Apneia significa “parada de respiração”. A apneia do sono é o distúrbio no qual o indivíduo sofre breves e repetidas interrupções da respiração enquanto dorme. A apneia obstrutiva do sono é um transtorno do sono comum e potencialmente grave. A via aérea...

Centro de Cefaleia

Centro de Cefaleia

Cefaleia é um dos sintomas mais comuns no mundo e estima-se que irá acometer mais de 90% das pessoas em algum momento da vida. Algumas doenças cursam com cefaleia recorrente e podem ser extremamente incapacitantes. A enxaqueca é a terceira maior causa de incapacidade...